Tags

, , , , ,

Quando Iran, em Avenida Brasil, apareceu em cima de um carro de som para declarar seu amor à Débora, a audiência se dividiu entre aqueles que acharam fofo e aqueles que acharam brega.

Conforme o tempo passa, os valores mudam. E certos gestos começam a ser classificados de acordo com as opiniões sociais da época. Mas a pergunta é: o que é um gesto bonito pra você?

Sabe, como boa observadora que sou, reparo muito no comportamento de casais. Já vi gente brigando na rua, trocando agressões verbais, aparando um ao outro num momento difícil ou simplesmente tocando as mãos fechadas num gesto de cumplicidade.

De tudo, a atitude que mais chama minha atenção é ver o cara segurando a bolsa de uma menina. Acho um ato de cavalheirismo, independente do peso que a bolsa tem, ele, deixar de lado os preconceitos machistas e levar a tiracolo o acessório, seja lá o quanto colorido e extravagante ele for.

Não quero criticar ou derrubar as regras de etiqueta, e instituir que os homens façam isso até nas festas mais formais. Porém, num shopping, passeio na rua ou no corredor da faculdade, que mal há?

Afaste o estranhamento e analise o gesto:

– Na bolsa  tem coisas íntimas que ela entrega sabendo que ele não vai mexer se ela não permitir.

– Ele saiu de mãos livres, mas deixa isso de lado para que ela possa caminhar mais confortável.

– Aquilo representa um elo, não é qualquer pessoa que carrega o que pertence só a você.

– Nenhum dos dois ligam para as opiniões alheias que julgam a atitude ridícula ou brega.

Seja lá qual for sua opinião, vale reparar em pequenas atitudes antes de eleger alguém do seu lado. Será que vale a pena ter alguém que dê joias e bombons, mas não deixe você ir na janela durante uma viagem? E depois esbarre em várias outras atitudes infantis e egoístas, gritando com você ou desligando o telefone na sua cara?

Você pode não ter alguém que faça uma declaração e coloque no YouTube, que compre os presentes mais caros ou leve nas festas mais badaladas. Mas pode escolher alguém que saiba escutar, rir de piada sem graça, deixar você comer o último biscoito. Alguém que telefone antes de você precisar, que não censure sua roupa. Alguém que carregue sua bolsa. :)

Anúncios